Polícia Federal

O cargo de agente da Polícia Federal é um dos mais almejados pelos que buscam ingressar na área da segurança pública.  A carreira, além de versátil, é de grande responsabilidade. O profissional irá atuar em diferentes subdivisões, realizando funções, como controle de registro e porte de armas, atuação em aeroportos, emissão de passaportes, fiscalização de fronteiras, operações especiais, combate a crimes financeiros e a crimes digitais e até mesmo na Interpol, a renomada Organização Internacional de Polícia.

O agente pode atuar, também, em delegacias especializadas, como as de Investigações de Crimes contra o Patrimônio e de Repressão a Entorpecentes. Outras áreas bastante estimulantes são a Coordenação de Aviação Operacional, o Núcleo Especial de Polícia Marítima, o Comando de Operações Táticas e os Grupos de Pronta Intervenção.

Os agentes da Polícia Federal têm um excelente plano de carreira, organizado em quatro classes, e contam com remunerações iniciais de R$ 11.439,00. As promoções ocorrem em no mínimo dois e no máximo cinco anos e, ao atingir a classe especial, o profissional conta com remuneração de R$ 17.039,24.

Além da carreira de investigador, é possível atuar na área administrativa do órgão ou nos cargos de escrivão e papiloscopista.